O que são Rádios Bidirecionais?
Dispositivos portáteis de comunicação por rádio são utilizados com o propósito de comunicar pessoas instantaneamente, visando o aumento na produtividade, eficiência, segurança, controle e economia.
Os componentes básicos de um Rádio HT são: microfone, botão de volume/liga/desliga, antena, alto-falante, push-to-talk(PTT), conector para acessórios de áudio, bateria, botões de função.
Rádio: Analógico x Digital
Vamos entender as diferenças entre sinais analógicos e digitais.
Na comunicação analógica, a voz é modulada em uma frequência específica e enviada através de ondas de rádio, em sua região, talvez exista restrições ou requisitos de licenciamento ou permissão para utilização em sua região, mas qualquer banda de frequência poderá ser utilizada na comunicação analógico.
Na comunicação digital, os sistemas digitais, a tendência é ganhar espaço nos setores por fornecer mais recursos, exigindo menos espectro. Vamos conhecer algumas vantagens:
– Qualidade de áudio aprimorada
– Recurso integrado de voz e dados
– Melhor cobertura
– Eficiência de Espectro
Rádio Bidirecional vs Celular
Uma grande vantagem dos rádios bidirecionais em relação aos celulares, seria a falta de vínculos com operadoras, como contratos, mensais e outros custos contínuos que, há longo prazo é evidente e facilmente justificável o valor do investimento.
– Sem contrato mensal
– ROI instantâneo
– Escolher o Rádio Certo = Cobertura consistente
– Rádio HT possui um designer robusto e aguentam ficar expostos à poeira, sujeira e água.
– Ambiente de negócios com comunicação imediata
– Projetados para pessoas em movimento
– Converse com um grupo inteiro com uma chamada
“Qual é a solução atual de comunicação para os funcionários da sua equipe?
Você procura soluções personalizáveis que possam evoluir à medida que a sua empresa cresce?”
São exemplos de perguntas que você deve se fazer ao desejar migrar para a radiocomunicação.
Qual o nível de dificuldade para aprender a usar a solução?
Qual é o custo total de propriedade? Investimento inicial / custos contínuos.
Para compreender e responder estas perguntas, primeiro vamos verificar qual é a área de cobertura que você necessita, seria um galpão ou uma área aberta? Em que tipo de ambientes a sua empresa atua? Existem obstruções como prédios altos? Há alguma limitação ao tipo de rádio?
Por exemplo, a antena maior poderá transmitir mais longe do que um pequeno rádio sem antena, obviamente que, a potência de saída que é medida em watts determina o alcance. Maior potência, maior saída/alcance e o maior consumo de bateria também.
Saber a diferença de UHF e VHF, poderá ser interessante:
Maecenas hac vestibulum a hac cras nam a ullam corper integer adipiscing aliquam ornare sed ullamcorper placerat cras cras fringilla condimentum quis potenti sodales primis fames accumsan a quis justo. Condimentum a a viverra suspendisse libero vestibulum amet suspendisse a tincidunt curabitur himenaeos elementum odio placerat ultricies. Urna risus adipiscing curae condimentum blandit aliquet hac potenti mus.
A a sit a sociis dictumst velit vestibulum a id vestibulum porta non parturient vestibulum magna ornare scelerisque parturient in parturient. Nulla condimentum dolor adipiscing blandit himenaeos interdum hac ultrices augue a lobortis integer lacus hendrerit bibendum scelerisque duis nostra. Suspendisse tempor adipiscing a vestibulum velit iaculis.
De forma reduzida, o VHF é adequado para áreas abertas devido ao seu alto alcance e baixa taxa de interferência e, devido a este fator, você poderá ter necessidade de possuir alguma licença.
No rádio UHF, as ondas são mais curtas e possuem um alto poder de penetração, adequado para ambientes metropolitanos que possuem diversas construções ao redor, a antena costuma ser menor e mais grossa que um rádio VHF, pois a sua onda é curta e ficaria mais adequado e fácil de transportar.
Para o post não ficar muito longo, irei encerrar aqui, o próximo tema iremos falar dos tipos de baterias.